Este texto trata de algumas implicâncias do fenômeno da diversidade na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para tanto, debruça-se sobre dois aspectos fundamentais do ambiente universitário: o trabalho e a inclusão social, bem como a relação recíproca entre eles e as formas como a gestão universitária lida com eles. O que se objetiva é refletir sobre as maneiras pelas quais a crescente diversificação dos sujeitos que compõem a UFMG impacta sobre a miríade de trabalhos nela e por ela executados e afeta a sua bandeira de promoção da inclusão social. Na perspectiva dessa reflexão, a hierarquização dos trabalhos e os entraves na gestão universitária constituem um desafio para que a diversidade se traduza em efetiva inclusão social.
Citação completa
RIBEIRO, F. A.; FONSECA, J. C. F. . Trabalho, educação e inclusão social na praça do conhecimento: notas sobre a diversidade e a gestão numa universidade pública. Práticas em gestão pública universitária, v. 3, p. 3-28, 2019.
Palavras Chave