clear

O frade santo e o clérigo vão: conflitos, colaborações e propagandas eclesiásticas nas crônicas franciscanas (Itália, c. 1281-1399).

Este artigo trata da história franciscana nos séculos XIII e XIV. A partir de três crônicas escritas por franciscanos, ele analisa as relações de parceria e de rivalidade que os frades travaram com os clérigos seculares. O texto levanta dois problemas: as disputas sobre o culto santoral e as concorrências pelas rendas oriundas dos serviços sacerdotais. Metodologicamente, interpreta-os à luz do conceito de coopetição, comparando passagens semelhantes de cada uma das crônicas. A hipótese que ele delineia é a de que, para além da ideologia mendicante, os frades precisaram se envolver com os negócios eclesiásticos, movidos pelas demandas populares e pelas iniciativas de reforma moral do clero. Com ela, o trabalho objetiva esclarecer os mecanismos através dos quais os franciscanos conquistaram o seu espaço no acirrado ambiente citadino da Europa baixo-medieval – ora cooperando, ora competindo com outros segmentos da Igreja – bem como os instrumentos retóricos que empregaram em sua defesa ideológica.

Citação completa

RIBEIRO, Felipe Augusto. O frade santo e o clérigo vão: conflitos, colaborações e propagandas eclesiásticas nas crônicas franciscanas (Itália, c. 1281-1399). Revista Antíteses, v. 12, p. 122-146, 2019.