clear

Relações entre História, Ensino e Pesquisa

O objetivo deste trabalho é refletir sobre as relações entre História e Ensino e apontar a Pesquisa como um caminho para a renovação do trabalho do professor-historiador. Pesquisar e escrever são importantes também para enriquecer a prática docente em todos os níveis de ensino. Neste sentido, proponho algumas sugestões visando levar as práticas da pesquisa historiográfica para a sala de aula, bem como estimular o professor a desenvolver pesquisas, através de material criado por ele próprio como apostilas, textos e livros didáticos. Além disso, é necessário que haja a sua constante atualização através de cursos de Pós-Graduação e também por meio da leitura de periódicos acadêmicos na forma escrita e on line, e inclusive a consulta das revistas especializadas de grande circulação. É importante lembrar, ainda, que o mercado de trabalho do professor-historiador fora dos muros escolares vem, muitas vezes, sendo ocupado por outros profissionais. Daí a necessidade de uma maior comunicação entre o profissional da História e a sociedade, o que passa essencialmente pela produção de biografias e outros materiais voltados ao público leigo. Desta forma o professor-historiador contribuirá com a valorização da História, enquanto disciplina, e com a própria atividade do ensino.

Citação completa

ZIERER, Adriana. Relações entre História, Ensino e Pesquisa, CIÊNCIAS HUMANAS EM REVISTA. Ciências Humanas em Revista, São Luís, v. 5, n. especial, p. 201-211, 2007.