Translatio Entrevista os “hermanos” – Carlos Astarita (UBA/UNLP)

Nosso segundo convidado latino-americano para o Translatio Entrevista foi o professor doutor Carlos Alberto Tomás Astarita vinculado à Universidad de Buenos Aires (UBA) e a Universidad Nacional de La Plata (UNLP), onde foi professor titular até a sua recente aposentadoria. Além da atividade docente, é também é autor de diversos livros e artigos, cumprindo importante papel nos estudos medievais argentinos.

Com esta série de entrevistas queremos dar um passo no sentido da promoção de uma maior integração entre os pesquisadores do período medieval sediado na América Latina. Através da conversa com o professor doutor Carlos Astarita – somada à outra playlist que promove uma memória da História Medieval feita do Brasil – podemos perceber semelhanças entre as nossas práticas e nas dificuldades que enfrentamos.

Nesse sentido, somos capazes de conhecermos melhor os potenciais que nós temos quando olhamos desde do continente Americano para essa fatia do passado pretensamente “estrangeira”. Nos lembrando sempre, é claro, que trata-se de um passado humano e que, portanto, também nos é de pleno direito.

DAFLON, E. ; MAGELA, T. P. S. ; ASTARITA, C. . Translatio Entrevista os 'hermanos'- Carlos Astarita. 2020.