clear

‘No tesouro escondido de nossa memória’: a memória na concepção de três personagens do século XII

Neste artigo, trabalharemos com a valorização da memória na educação medieval pelo olhar de três personagens cujas obras mais conhecidas foram concebidas no século XII. São eles: João de Salisbury, Hugo de São Vítor e Guiberto de Nogent. Os dois primeiros foram figuras prestigiadas na época em que viveram. O último, um desconhecido monge cujos escritos pouco circularam. Esses três homens entenderam a memória como parte indissociável da condição humana, um fundamento intelectual e pré-condição para o uso consistente e elaborado da razão. A partir dessas argumentações, perguntamos: o que os mestres medievais intentavam colocar na memória de seus discípulos? Para estes, o que era importante memorizar. Com os testemunhos sobre a mesa, essas são as perguntas que pretendemos responder.

Citação completa

LANZIERI JÚNIOR, Carlile. 'No tesouro escondido de nossa memória': a memória na concepção de três personagens do século XII. Notandum, São Paulo; Porto, ano 18, n. 37, p. 29-48, jan./abr. 2015