A meta deste artigo é propor novas análises acerca das práticas pedagógicas comuns a escolas monásticas e escolas das catedrais urbanas nos séculos XI e XII, assim como suas raízes clássicas. Marcada mais por trocas e semelhanças que por conflitos e rupturas, essas práticas fundamentaram o conhecimento produzido nos últimos séculos da Idade Média. Nossas referências serão a crítica historiográfica e a investigação das fontes primárias.

LANZIERI JÚNIOR, Carlile. Outros anões sobre os ombros de gigantes: o questionamento da ruptura entre locais destinados à formação do saber (séculos XI e XII). Revista Territórios e Fronteiras, Cuiabá, v. 7, n. 1, p. 231-246, jan./jun. 2014.