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Isidoro de Sevilha e a Educação – a relação mestre-discípulo nos livros VII, VIII e X das Etimologias

Ao estudarmos as relações de poder e a educação no século VII na Península Ibérica, nos deparamos com um quadro que em muito nos afastava dos velhos referenciais, tanto de trevas, assim como da promoção de um Renascimento promovido individualmente pelo reconhecido bispo de hispalis. Diferente disso, observamos uma intrincada relação de poder, marcada por uma teia de relações mestre-discipulares, que tinham suas regras e fórmulas próprias de disputas de poder. Ao propor este rompimento com a historiografia dominante que aborda o assunto, entendemos que é importante fundamentar o papel da educação nesta sociedade, e para tal, partimos do mesmo referencial do grupo anteriormente citado: os escritos de Isidoro de Sevilha. Para este artigo, atentamo-nos em especial aos livros VII, VIII e X das Etimologias, considerada a mais importante obra isidoriana.

Citação completa

RAINHA, Rodrigo; MICHELETTE, Pâmela. Isidoro de Sevilha e a Educação – a relação mestre-discípulo nos livros VII, VIII e X das Etimologias. Roda da Fortuna, v. 8, n. 1, p. 40-59, 2019.