A vida religiosa na Idade Média

O décimo segundo episódio do Estudos Medievais recebe o professor André Miatello, da Universidade Federal de Minas Gerais, para discutir a vida religiosa na Idade Média. Em entrevista ao professor Bruno Salles, da Universidade Federal de Ouro Preto, André Miatello explica o que significava se tornar um religioso naquele período, bem como o amplo vocabulário associado ao tema, “monge”, “frade” e “abade”, entre outros. Além disso, ele discute de que forma o espaço eclesiástico era modificado para atender às necessidades de uma vida regrada e qual era a relação das mulheres com a experiência religiosa.

Prof. André Luis Pereira Miatello
Prof. Bruno Tadeu Salles

Membros da equipe

Eric Cyon (roteiro e edição)
Gabriel Cordeiro (ilustração)
Isabela Alves (roteiro e revisão)
Sara Oderdenge (roteiro e revisão)

Sugestões bibliográficas

BERLIOZ, Jacques. Monges e religiosos na Idade Média. Lisboa: Terramar, 1996.
BROOKE, Christopher N. L.. The Age of the Cloister: The Story of Monastic Life in the Middle Ages. Mahwah: HiddenSpring, 2003.
CARRAZ, Damien. L’Ordre du Temple dans la basse vallée du Rhône (1124-1312) : Ordres militaires, croisades et sociétés méridionales. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 2020.
COLOMBÁS, Garcia M.. El monacato primitivo. Madri: Biblioteca Autores Cristianos, 2004.
DEMURGER, Alain. Os Cavaleiros De Cristo. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
MERLO, Grado Giovanni. Em nome de São Francisco. São Paulo: Editora Vozes, 2005.
PACAUT, Marcel. Les ordres monastiques et religieux au Moyen Âge. Paris: Armand Colin, 2016.
Dossiê “Ordens religiosas medievais: poder e sociedade”. Horizonte, v. 15, n. 48, 2017. Acesso: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/issue/view/990