A educação no reino visigodo no século VII e o Institutionum Disciplinae

Este capítulo tem por objetivo refletir sobre a educação no reino visigodo no século VII. Para este fim, observamos aspectos da relação entre a educação e o papel do ensino em espaços de poder que vão além da escola.
Visando notar de forma mais sistemática a questão, elegemos um conjunto de documentos produzidos no século VII, dentre os quais, alguns escritos de Isidoro de Sevilha, Bráulio de Saragoça e o Institutionum Disciplinae, este último considerado pela historiografia como um dos principais documentos a tratar da educação no espaço visigótico.
Entenderemos a educação fora dos muros da escola, para além do espaço da buscada formalidade das escolas visigóticas, pautado em um princípio fundamental para as esferas laicas e eclesiásticas: a relação mestre-discipular.

RAINHA, Rodrigo. A educação no reino visigodo no século VII e o Institutionum Disciplinae. In: SILVA, Leila Rodrigues da et al (orgs.). A Igreja em Construção: poder e discurso cristão na Alta Idade Média (séculos IV-VII). Rio de Janeiro: Programa de Estudos Medievais-UFRJ, 2013, p. 64-81.