Translatio Entrevista os “hermanos” – Luis Rojas Donat (Universidad del Bío-Bío)

Nosso terceiro convidado latino-americano para o Translatio Entrevista foi o professor doutor Luis Rojas Donat vinculado à Universidad del Bío-Bío desde 1989. Além disso atua como docente também na Universidad San Sebastián e na Universidad de Concepción. É ainda membro fundador da Sociedad Chilena de Estudios Medievales e autor de diversos livros e artigos acadêmicos dedicados à História Medieval.

Com esta série de entrevistas queremos dar um passo no sentido da promoção de uma maior integração entre os pesquisadores do período medieval sediado na América Latina. Através da conversa com o professor doutor Luis Rojas Donat – somada à outra playlist que promove uma memória da História Medieval feita do Brasil – podemos perceber semelhanças entre as nossas práticas e nas dificuldades que enfrentamos.

Nesse sentido, somos capazes de conhecermos melhor os potenciais que nós temos quando olhamos desde do continente Americano para essa fatia do passado pretensamente “estrangeira”. Nos lembrando sempre, é claro, que trata-se de um passado humano e que, portanto, também nos é de pleno direito.

DAFLON, E. ; MAGELA, T. P. S. ; DONAT, L. R. . Translatio Entrevista os 'hermanos'- Luís RojasDonat. 2021.