Translatio Entrevista – Hilário Franco Jr.

Nosso segundo convidado na série de entrevistas realizadas pelo grupo Translatio Studii é o professor doutor Hilário Franco Júnior. Docente aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e um dos fundadores da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM) em 1996. No ano de 1999 se aposentou da USP e alguns anos depois passou a atuar como pesquisador visitante na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS).

O professor Hilário Franco Júnior segue se dedicando até hoje ao estudo do período medieval e foi um dos pioneiros campo no Brasil, oferecendo contribuições indispensáveis para sua formação e afirmação em nosso país. Publicou dezenas de artigos e livros em História Medieval, entre eles o incontornável manual “A Idade Média: O Nascimento do Ocidente” lançado originalmente em 1986 (com uma edição revisada e ampliada em 2001) e até o presente uma referência para milhares de estudantes de História por todo o Brasil.

DAFLON, E. ; MAGELA, T. P. S. ; FRANCO JUNIOR, H. . Translatio Entrevista- Hilário Franco Jr. 2020.