O ensino de História Medieval na educação básica

O vigésimo oitavo episódio do Estudos Medievais trata do ensino de História Medieval na educação básica brasileira. Recebemos os professores Cláudia Bovo, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, e Victor Sobreira, do Colégio Santa Cruz (SP). Eles explicam a organização atual do currículo escolar, entre os parâmetros federais, os currículos estaduais e os projetos político-pedagógicos escolares. Também discutem por que a História Antiga e a Medieval foram quase excluídas da 1ª versão da BNCC. Diante das críticas ao eurocentrismo no ensino escolar dessas cronologias, eles defendem a escolha do Mediterrâneo como espaço de estudo, por revelar um passado pré-moderno mais plural do que costumamos imaginar.

Cláudia Regina Bovo
Isabela Alves Silva
Victor Borges Sobreira

Membros da equipe

Arthur Gomes (edição)
Beatriz Gritte (edição)
Diego Pereira (roteiro)
Eric Cyon (edição)
Gabriel Cordeiro (ilustração)
Isabela Silva (roteiro)
José Fonseca (roteiro)
Marina Sanchez (roteiro)
Paulo de Sousa (edição)
Rafael Batista (roteiro)
Sara Oderdenge (roteiro)

Recomendações bibliográficas

BOVO, Cláudia Regina; DEGAN, Alex. As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval. Revista História Hoje, v. 6, nº 12, p. 55-76. 2017.

CARPENTIER, Vincent. A Idade Média passo a passo. Tradução: Júlia da Rosa Simões. São Paulo: Claroenigma, 2014.

PEREIRA, Nilton Mullet; TEIXEIRA, Igor Salomão. A Idade Média nos currículos escolares: as controvérsias nos debates sobre a BNCC. Diálogos, Maringá, PR, v. 20, n. 3, p. 16-29, 2016.

SOBREIRA, Victor. História Monástica e BNCC: o plano de St. Gall (séc. IX) em sala de aula. In: VIANNA, Luciano (Org.). A História Medieval entre a formação de professores e o ensino na educação básica no século XXI. Experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro: Autografia, 2021, p. 466-481.

XAVIER DE LIMA, Douglas. Uma história contestada: a História Medieval na Base Nacional Comum Curricular (2015-2017). Anos 90, Porto Alegre, v. 26, p. 1-21. 2019.