O objetivo desse artigo é discutir como a Península Ibérica Medieval tem sido representada nos livros didáticos contemporâneos. Para tal, concentrei a análise nas perspectivas particulares de cinco obras produzidas para o ensino fundamental, procurando pensar criticamente as seções dedicadas à Idade Média, em geral, e as ligadas direta ou indiretamente à Península Ibérica Medieval, em particular. No fundo, desejo pensar também como os saberes acadêmicos e escolares se (des)articulam em textos voltados à princípio para um público das instituições escolares.

LIMA, Marcelo Pereira. Representações da península Ibérica medieval nos livros didáticos: os (des)compassos entre a escola e a academia? Revista de História Comparada (UFRJ), v. 6, n. 1, p. 165-196, 2012.