O livro fornece extratos de documentos medievais e os subsídios para sua interpretação e entendimento do contexto de produção documental. Permite o acesso, em língua portuguesa, aos documentos originalmente escritos em latim, árabe, castelhano medieval, português medieval e outras línguas.
Mais do que somente disponibilizar a tradução das fontes para o português, é uma dupla via analítica para elas. A primeira tem um viés mais metodológico, na qual é feita uma breve tipologia, que situa os documentos apresentados diante de um panorama mais amplo relativo à sua produção e, por isso mesmo, permite analisar outros documentos para além dos aqui apresentados. A segunda via se centra na análise dos conteúdos dos documentos a partir de temáticas definidas, e assim a obra se constitui como uma ferramenta de auxílio no ensino reflexivo da história medieval.
Organizado de forma cronológico-espacial para facilitar a busca de seus conteúdos, destaca temas diversos, desde as Forças Produtivas Ideais no período visigótico até a arquitetura funerária na Castela Baixo-Medieval, passando por assembleias nórdicas e relatos de al-Andalus. O leitor perceberá a variedade dos suportes – fontes -, desde legislações a iluminuras, passando por esculturas funerárias, crônicas e estelas.
Citação completa
VEREZA, R. (Org.) ; MAGELA, T. P. S. (Org.) . História medieval: fontes e análises. 1. ed. Niterói: EDUFF, 2022. v. 1. 202p .