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Gênero, ensino de história e medievalidades: (des)conexões com o passado

O objetivo desse artigo é discutir as relações entre medievalidades, gênero e ensino de história medieval. Dividi o texto em duas partes. Na primeira parte, apresentei os contornos conceituais sobre as chamadas (neo)medievalidades e suas (des)conexões com a medievalística e os estudos de gênero, apontando as diferenças e semelhanças, convergências ou divergências, aproximações e distanciamentos teórico-metodológicos e epistemológicos. Concentrei a atenção quase exclusivamente nas produções brasileiras, prendendo-me mais aos movimentos genéricos do que às correntes historiográficas. Na segunda parte, analisei o conteúdo de um clássico cinematográfico da Disney, “A bela adormecida” (Sleeping Beuty), de 1959, comparando-o com as duas animações coetâneas como Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and Seven Dwarfs), de 1937, e Cinderela (Cinderella), de 1950, juntamente com outras narrativas dos contos de fadas, como as elaboradas por Giambattista Basile, Charles Perrault e os Irmãos Grimm.

Citação completa

LIMA, Marcelo Pereira. Gênero, ensino de história e medievalidades: (des)conexões com o passado. Signum, v. 20, n. 2, p. 148-193, 2019.