Dicionário: cem fragmentos biográficos. A Idade Média em trajetórias.

Apresentamos ao público o Dicionário: Cem Fragmentos Biográficos. A Idade Média em Trajetórias. A escolha dos verbetes guiou-se principalmente pela especialidade dos autores convidados, levando em consideração, ainda, a relevância (política, religiosa, cultural etc.) dos personagens para o mundo medieval. Em termos quantitativos, 90% dos verbetes foram escritos por pesquisadores do Brasil, distribuídos por todas as regiões do país; os demais ficaram a cargo de colegas da Argentina, Chile, México, Portugal, Espanha e França. São várias gerações de medievalistas, que apresentam sintonia com as recentes tendências e perspectivas historiográficas. A estrutura dos fragmentos priorizou oferecer um breve contexto histórico, acompanhado da trajetória biográfica e, quando possível, das obras e do processo de mitificação (na Literatura, por exemplo) do personagem. De forma sistematizadora e enciclopédica, buscamos produzir um guia de fácil acesso, servindo para uma consulta à vida daqueles homens e mulheres medievais. Gostaríamos de agradecer aos participantes deste projeto, muitos dos quais tiveram de encarar o desafio de revisitar suas antigas investigações (Mestrado ou Doutorado) para elaborar uma síntese atualizada. A composição de um material dessa natureza, tarefa nada simples, envolve escolhas e seleções; renúncias. Enfrentamos os mesmos desafios e outros relativos à organização de um manual tão amplo e diverso, expressando nossa imensa satisfação e entusiasmo ao vê-lo nascer. (Os organizadores: Guilherme Queiroz e Renata Nascimento)

NASCIMENTO, Renata Cristina de Sousa; SOUZA, Guilherme Queiroz de. (Org.). Dicionário: Cem Fragmentos Biográficos. A Idade Média em Trajetórias. 1ª ed. Goiânia: Editora Tempestiva, 2020.