clear

As relações maritais no De ecclesiasticis officiis e nas atas do II Concílio de Sevilha e do IV Concílio de Toledo: a perspectiva isidoriana e o fortalecimento da instituição eclesiástica no reino visigodo

A trajetória de Isidoro de Sevilha está identificada ao esforço de fortalecimento da instituição eclesiástica no reino visigodo. Seu empenho se associa ao projeto da elite clerical de expansão do cristianismo e dos poderes episcopais e compreendeu, dentre outras frentes, atenção à normalização da conduta dos fiéis. Nossas reflexões pressupõem que o episcopado, comprometido com o referido projeto, formulou paradigmas comportamentais. Os elementos destes paradigmas estão veiculados em escritos de naturezas distintas e se relacionam a um intenso diálogo com as tradições bíblica e patrística, a conjuntura política e social e o ambiente eclesiástico de fortalecimento da igreja local. A partir da identificação e análise das alusões ao casamento, aos ‘casados’ e às relações maritais no entorno de Isidoro, com destaque para De ecclesiasticis officiis e as atas do II Concílio de Sevilha e do IV Concílio de Toledo, reafirmarmos o propósito normalizador do sevilhano, como porta-voz autorizado.

Citação completa

SILVA, Leila Rodrigues da. As relações maritais no De ecclesiasticis officiis e nas atas do II Concílio de Sevilha e do IV Concílio de Toledo: a perspectiva isidoriana e o fortalecimento da instituição eclesiástica no reino visigodo. SIGNUM - REVISTA DA ABREM, v. 22, p. 225-253, 2021.