Este trabalho faz considerações sobre a história social da medicina na Idade Média enfatizando o processo de deslocamento gradativo desta dos mosteiros para as universidades. Para isso serão abordados alguns aspectos pouco conhecidos da vida e obra da abadessa renana Hildegard von Bingen: os seus textos médicos. Mas para compreender a obra e a personagem, é preciso analisá-la dentro do seu enquadramento espaço temporal: os mosteiros do século XII. E como a prática e a concepção de medicina sofreram importantes transformações após este período, é necessário comparar a medicina no tempo de Hildegard – e o prestígio de que ela gozou – com as mudanças do período subsequente. Assim, tendo a análise da vida e obra de Hildegard von Bingen como fio condutor, pretendo traçar um panorama sobre a medicina na Idade Média, quando esta passa por um processo de laicização e normatização. Processo este marcado pela exclusão ou assimilação subordinada de determinados grupos tais como judeus ou mulheres.

ALMEIDA, Cybele. Do mosteiro à universidade: considerações sobre uma história social da medicina na Idade Média. Aedos, v. 2, n. 2, p. 36-55, 2009.