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O testamento de Cesário de Arles e as transmissões de bens episcopais no período merovíngio (séculos VI-VII)

Devido ao aumento do interesse da historiografia a partir da segunda metade do século XX questões que envolviam bens na Idade Média, há, consequentemente, um maior interesse pelos testamentos merovíngios. Esta apresentação terá por objetivo discutir como os testamentos, em especial os episcopais, eram utilizados para essas transmissões de bens para notar, assim, quais eram as relações do bispo com esses bens. Para isso, será analisado o testamento do bispo Cesário de Arles, de meados do século VII. Neste podemos notar certa ambiguidade nas relações do testador com os bens discriminados no documento, uma vez que não são explicitadas essas relações ou mesmo se esses bens pertenciam ao bispo ou à Igreja. Sendo esta análise a base desta apresentação, procuraremos desenvolver reflexões sobre as práticas hereditárias encontradas no período e como as sucessões hereditárias eram desenvolvidas na documentação. Entretanto, uma vez que os concílios merovíngios influenciam a atuação do bispo, será necessário, em paralelo, dialogar com os cânones de tais concílios procurando identificar qual a relação do bispo Cesário de Arles com os bens e de que maneira ele os transmite. Verificamos que os concílios merovíngios são fundamentais na elaboração deste testamento episcopal, pois há a presença das ideias de seus cânones na redação deste. Espera-se, assim, notar como o bispo Cesário zela pelos bens eclesiásticos sem perder de vista as suas últimas vontades na escolha de um sucessor hereditário. Essas duas preocupações, presentes nos cânones conciliares e no testamento, apresentam um conflito por aqueles bens que o testador procura resolver.

Citação completa

ROSA, Karen Torres da. O testamento de Cesário de Arles: as transmissões de bens entre os bispos no período merovíngio (séculos VI-VII). In: Colóquio de História Medieval LEME/UFMG, 2012, Belo Horizonte. Anais do Colóquio de História Medieval LEME/UFMG. Belo Horizonte: LEME/UFMG, 2013, p. 91-110.