clear

A relação mestre-disciplinar no epistolário de Isidoro de Sevilha (século VII)

A produção epistolar de Isidoro de Sevilha é pouco explorada pela historiografia. Seja pelo fato dos documentos serem controversos, ou ainda, por teoricamente não revelarem elementos singulares. Entendemos, entretanto, que a produção epistolar é rica, apesar de fragmentada, e pode ser melhor analisada se a considerarmos à luz do reconhecimento da pragmática atuação isidoriana. Assim, tendo referência na Antiguidade e no texto bíblico, o bispo de Sevilha aconselha e orienta seus interlocutores.
Sob esta perspectiva, em continuidade aos estudos desenvolvidos sobre a educação no reino visigodo, concentramos este capítulo especificamente nas perspectivas sobre o estudo epistolar e o entendimento das relações mestre-discipulares, elemento primordial àquela perspectiva e presentes nas missivas do sevilhano.

Citação completa

RAINHA, Rodrigo. A relação mestre-disciplinar no epistolário de Isidoro de Sevilha (século VII). RAFFAELI, Juliana; SILVA, Leila Rodrigues da; SILVA, Paulo Duarte. A Igreja em construção: fronteiras e saberes em expansão (séculos V-VII). Rio de Janeiro: Programa de Estudos Medievais-UFRJ, 2020, p. 297-329.