clear

The painter of ornaments: medieval images of the artist at work

Não são apenas os textos teológicos, jurídicos ou laudatórios que podem lançar luz sobre as concepções medievais de imagem, mas também as próprias imagens, especialmente aquelas que retratam o processo da sua produção. O nosso texto foca‑se nas representações em manuscritos de personagens que pintam ornamentos (em manuscritos, paredes ou esculturas). Apesar dos exemplos serem escassos, eles exemplificam a variedade e a complexidade da ornamentação na Idade Média, as muitas funções que desempenha e de que maneira opera. Podemos dividir estas imagens em dois grupos: imagens da produção de motivos ornamentais e imagens do processo de ornamentação de outro elemento (uma imagem, um objeto, um lugar). Estes dois tipos de imagens poderiam ser diferenciados por referência às noções de ornement e ornemental, como definido pelo historiador de arte Jean‑Claude Bonne.

Citação completa

PEREIRA, Maria Cristina. The painter of ornaments: medieval images of the artist at work. Revista de História da Arte, Lisboa, n. 8, p. 120-127, 2019.