clear

Vasco Martins de Sousa e as “beetrias” em Portugal

Trataremos, neste trabalho, de um nobre da mais alta estirpe, natural do reino português, filho ilegítimo de uma influente linhagem portuguesa, Vasco Martins de Sousa. Buscaremos analisar o sentido da sua trajetória, junto à Corte régia portuguesa. O peso das suas alianças interlinhagísticas e os critérios que determinam sua ascensão ou decadência no reino português. Análise que nos encaminha para as relações senhoriais e jurisdicionais do senhor Vasco Martins com os moradores das terras que recebe em préstamo. Territórios concentrados na comarca de Trás-os-Montes, em boa parte privilegiados com a liberdade de escolher seu próprio senhor, ou seja beetrias.

Tal estudo, disporá de uma breve introdução contextual e uma análise da evolução da linhagem dos Sousa, especialmente do ramo a que pertence Vasco Martins, desde o século XIII. No entanto, naturalmente centralizamos a análise no recorte dos reinados de D. Pedro I (1357-1367), D. Fernando (1367-1383) e princípios do reinado de D. João I (1385-1433). época na qual viveu Vasco Martins.

Citação completa

FERNANDES, Fátima Regina. Vasco Martins de Sousa e as Beetrias em Portugal. Temas Medievales, Buenos Aires, v. 13, p. 107-123, 2005.