clear

O discurso do poder, saber jurídico e reforma papal: os casos de divórcio nas decretais do pontificado de Innocêncio III (1198-1216)

Do século 11 ao 13, o papado liderou o movimento reformador que buscava uma transformação na organização da igreja e da própria sociedade. Dentre as muitas questões que receberam a atenção do papado nesse período, encontrava-se a preocupação com o matrimônio. Ele, que elaborou um discurso teológico e jurídico capaz de representar a ótica pontifícia sobre as relações conjugais. Nossa preocupação central é discutir, na prática legislativa, como o ideal de matrimônio foi construído na forma do discurso de saber e poder. Nesse sentido, em nossa investigação, optamos por estudar, sobretudo, alguns textos normativos de caráter geral e as correspondências pontifícias do período do pontificado de Inocêncio III (1198-1216).

Citação completa

LIMA, Marcelo Pereira. O discurso do poder, saber jurídico e reforma papal: os casos de divórcio nas decretais do pontificado de Innocêncio III (1198-1216). Mimesis, Bauru, v. 27, n. 2, p. 69-96, 2006.