O presente artigo centrará sua discussão em torno do livro de receitas atribuído a Apicius e, modernamente, intitulado De re coquinaria. Uma vez que sua autoria aparece comumente associada ao contexto imperial romano, o estudo desse importante texto insere-se, na maioria das vezes, nas pesquisas sobre a Antiguidade. Contudo, a tradição apiciana provém essencialmente de manuscritos datados do século IX (830-850), e oriundos de contextos culturais bastante distintos: o mosteiro de Fulda e a igreja colegial de Saint-Martin de Tours, ambos importantes centros religiosos e intelectuais durante o período carolíngio. Para nós, o fato de De re coquinaria ter sido copiado no âmbito daquelas comunidades religiosas indica um interesse e uma importância atribuída aos temas alimentares maior do que se poderia inicialmente supor. Sendo assim, será oportuno olhar mais detalhadamente para os aspectos que até o presente momento parecem ter impedido editores e historiadores de compreender aquele texto de maneira mais historicizada, e, consequentemente, de habilitá-lo como fonte legítima para o estudo da alimentação na Alta Idade Média.
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NADLER, Wanessa Asfora. Reflexões teóricas e metodológicas acerca dos manuscritos medievais de «De re coquinaria» para a história da alimentação na Alta Idade Média. Bulletin du Centre D'Études Médiévales D'Auxerre, online, n. 2, págs. 0-0, 2008.