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O corpo cristão como corpo feminino

Através da análise da terceira carta de Heloísa a Abelardo, inserida no contexto maior da discussão da correspondência pessoal e na discussão filosófica/teológica que perpassa a obra do palatino, percebe-se que há uma tríplice possibilidade de leitura: a primeira, relacionada diretamente com o conteúdo da carta, critica o ambiente monástico feminino do século XII; a segunda, inserindo-se no contexto da correspondência pessoal, permite a descoberta de um fio condutor na discussão de todas as cartas de Heloísa, apesar da aparente ruptura temática entre a segunda e a terceira carta; a terceira, insere o corpo feminino como o ponto de partida da experiência pessoal cristã de Heloísa, e por isso serve de contestação ao modelo de corpo como algo “desprezível e rejeitado”, conforme a proposição inicial de Pedro Abelardo.

Citação completa

LOBO, Lúcio Souza; LUZ NETO, João Pedro da. O corpo cristão como corpo feminino. Revista Eclesiástica Brasileira, v. 80, p. 707-718, 2020.