A Lei Natural em Tomás de Aquino e Tomás de Mercado

A análise da lei natural é aqui proposta de duas perspectivas. Tomás de Mercado (1523-1575) foi um frade dominicano espanhol que escreveu dois importantes tratados econômicos no contexto dos debates da Escola de Salamanca: Tratos y contratos de mercaderes y tratantes (1569) e Suma de tratos y contratos (1571). Um importante fundamento de sua Suma de tratos é sua visão a respeito da lei natural, baseada nas discussões escolásticas a esse respeito. Neste artigo, para compreender os pressupostos da perspectiva de Mercado a esse respeito, apresento a teoria de Tomás de Aquino e analiso como ela pode ser usada para a compreensão do primeiro capítulo da Suma de tratos.

LOBO, Lucio Souza. A Lei Natural em Tomás de Aquino e Tomas de Mercado. Virtuajus, v. 2, n. 3, p. 72, 2017.