Mundos Ibéricos: territórios, gênero e religiosidade

“Mundos Ibéricos: territórios, gênero e religiosidade” é uma coletânea organizada pelas professoras Armênia Maria de Souza e Renata Cristina de Sousa Nascimento, que, há mais de 10 anos, têm se dedicado a consolidar os estudos medievais no Centro-Oeste do Brasil por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, mantendo um ativo e constante diálogo com docentes de distintas instituições brasileiras e estrangeiras. Com o presente livro somos brindados com nove textos que abordam aspectos diversos das sociedades europeias e americanas, que, no fim do medievo e no período moderno, estavam estabelecidas em territórios sob o domínio dos reinos hispanos. Seus autores são doutores com formações acadêmicas nas áreas de História, Filosofia e História da Educação, Arqueologia e História da Arte e atuam como professores em universidades públicas de diferentes regiões do Brasil – Centro-oeste, Sudeste e Sul – e na Universidade do Porto, Portugal. Os capítulos são agrupados por três grandes eixos: Territórios e Utopias, Poder e Gênero e Discurso, Religiosidades e Arte.

SOUZA, Armênia Maria De; NASCIMENTO, Renata Cristina Camargo de Sousa. (Org.). Mundos Ibéricos: territórios, gênero e religiosidade.. 1ª ed. São Paulo: Alameda, 2017.