O ensino da história e cultura da África e dos afrodescendentes tornou-se obrigatório nos níveis fundamental e médio em 2003. Uma das dificuldades enfrentadas pelos professores, estudantes e interessados em geral, porém, é a pequena disponibilidade de materiais publicados sobre o continente africano.
Este livro diminui essa carência. Para além dos estereótipos e da tradicional história construída a partir de referenciais europeus, o autor – pesquisador e professor de História da África – oferece material didático de grande relevância, fornecendo uma visão panorâmica, que respeita as diferenças e peculiaridades sociais, culturais e históricas que surgem da variedade de povos existentes no continente africano.
Em um país como o Brasil, considerado detentor da maior população afrodescendente do mundo e ainda carente de informações a respeito dessa herança, “História da África” torna-se essencial para o avanço dos conhecimentos sobre a realidade do continente.

MACEDO, José Rivair. História da África. 1ª. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2013.