clear

Games e História

Videogames são uma das mídias de maior impacto cultural na era contemporânea. Dezenas de milhões de brasileiros participam deste mercado, muitos dos quais veem nos jogos históricos um primeiro vislumbre das sociedades do passado. O que estes games têm de especial em relação a representações da Idade Média no cinema, na literatura ou na escrita acadêmica? E o que significa enxergar a história através de telas e controles? Questões sobre a acurácia histórica, a produção de jogos acadêmicos e a divulgação científica serão os principais assuntos discutidos no primeiro episódio do Estudos Medievais.

Participantes

Alex da Silva Martire
Vinicius Marino Carvalho

Membros da equipe

Eric Cyon (editor)
Gabriel Cordeiro (ilustrador)
Isabela Alves
José Fonseca
Marina Sanchez
Sara Oderdenge

Links

Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP-MAE/USP)

Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas (ARISE-MAE/USP)

Download do jogo SAMBAQUIS

Download do jogo O Último Banquete em Herculano

Convenção da Unity em 2019

Referências Bibliográficas

CHAMPION, Erik. Critical gaming: interactive history and virtual heritage. Surrey: Ashgate, 2015.

CHAPMAN, Adam. Digital Games as History: How Videogames Represent the Past and Offer Access to Historical Practice. Nova York/Londres: Routledge, 2016.

MARTIRE, Alex da Silva; CAFAGNE, Tomás Partiti. Jogos eletrônicos – do Atari à Realidade Virtual imersiva. In: MARTIRE, Alex da Silva;

FLEMING, Maria Isabel D’Agostino (Orgs.). Humanidades Digitais e Arqueologia. O Desenvolvimento de “O Último Banquete em Herculano. São Paulo: MAE/USP, 2019, p. 13-19.

NEWMAN, Michael Z. Atari Age: the emergence of video games in America. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2017.

REINHARD, Andrew. Archaeogaming: An Introduction to Archaeology in and on Video Games. Nova York: Berghahn Books, 2018.

WOLTERINK, Julian. Authentic Historical Imagery: A Suggested Approach for Medieval Videogames. Gamevironments, v. 6, 2017, pp. 1-33.