clear

Expressões do Estado no Medievo

Dando continuidade à sua série de publicações, o Translatio Studii apresenta neste livro o resultado de reflexões que foram desenvolvidas sobre o Estado na Idade Média e temas correlatos. Trata-se de um esforço do grupo de divulgar para o público mais amplo possível os frutos de pesquisas originais em vários graus de desenvolvimento, algo que demonstra o vigor do campo dos estudos medievais no Brasil – consideração bastante relevante tendo em vista os diversos ataques que a História Medieval sofreu nos últimos anos.

Chama atenção a enorme variedade de contextos espaciais trabalhados, que vão desde o Mediterrâneo Oriental até a outra ponta do Atlântico com as possíveis implicações no processo de colonização da América. Os marcos cronológicos também são múltiplos, indo desde os primeiros séculos medievais até as balizas clássicas da Era Moderna.

Desta maneira, o leitor tem em mãos quinze textos que o permitirão ter um panorama amplo das manifestações estatais no medievo. São consideradas as expressões ideais do poder, as possibilidades de ação régia, bem como o papel das alianças matrimoniais. Além disso, as ordens mendicantes e as relações de sexualidade também figuram entre os materiais aqui trazidos nas páginas que se seguem.

Citação completa

FORTES, C. (Org.) ; ROCHA, C. (Org.) ; DAFLON, E. (Org.) ; VEREZA, R. (Org.) ; MAGELA, T. P. S. (Org.) . Expressões do Estado no Medievo. 1. ed. Niterói: Translatio Studii, 2021. v. 1. 157p .