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Entre a fonte e o objeto: o estatuto da imagem na história e na história da arte

A proposta da pesquisa é demonstrar de que forma o historiador pode utilizar as imagens como fonte, dialogando com a história da arte, cujas bases teóricas e concepções do tempo vêm rompendo, seguidamente, com a linearidade. O estudo se deteve na análise iconográfica das principais imagens bíblicas do mapa-múndi de Ebstorf , procurando demonstrar que as imagens concebidas dentro de um programa iconográfico possuem um tempo que nem sempre coincide com o tempo da história. Em Ebstorf todos os tempos se confundem, remetendo ao tempo futuro da salvação, representado pela imagem do Cristo ressuscitado no centro.

Citação completa

RIBEIRO, Maria Eurydice de Barros. Entre a fonte e o objeto: o estatuto da imagem na história e na história da arte. T.E.X.T.O.S DE H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista do Programa de Pós-graduação em História da UnB., v. 15, n. 1/2, Brasília, p. 81-92, 18 dez. 2009.