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Do debate de Paris (1240) ao debate de Barcelona (1263)

Este artigo é resultado de um trabalho em conjunto que agrega duas pesquisas complementares. A primeira centra-se na mudança nos parâmetros da polêmica cristã-judaica a partir do segundo milênio da Era Comum, em que altera-se o foco das Escrituras partilhadas entre as duas religiões – ou seja, a Bíblia hebraica – para a tentativa cristã de ingressar na literatura rabínica e no Talmude, inicialmente condenando-o, mas logo usando-o como evidência da verdadeira interpretação religiosa, a saber, a cristã. A segunda pesquisa penetra no terreno de dois debates que são paradigmáticos: o debate de Paris (1240), em que se ataca o Talmude, e o debate de Barcelona (1263), em que se concentram esforços para provar que a lei oral judaica admite, em suas entrelinhas, a verdade sobre Cristo, servindo de comprovação para a messianidade de Jesus e a vitória do Cristianismo.

Citação completa

DOS SANTOS, Regilene Amaral; FELDMAN, Sérgio. Do debate de Paris (1240) ao debate de Barcelona (1263). Revista Ágora, Vitória, n. 30, p. 174-191, jul./dez. 2019.