clear

Apontamentos a respeito das conexões entre os sentidos da visão e da audição nas representações de grifos na Tapeçaria de Bayeux (c. 1077)

No interior do corpus de produções artísticas associada diretamente à experiência política dos normandos na Inglaterra, destaca-se a Tapeçaria de Bayeux. O têxtil, confeccionado em fins da década de 1070, sob a comitência de Odo de Bayeux evidencia aspectos relacionados à ideia de combate por meio de uma narrativa pictórica contínua, seja pela diversa representação de guerreiros armados, seja pelos animais considerados monstruosos e hostis. Logo, nossa presente pesquisa objetiva identificar e problematizar alguns aspectos concernentes às conexões entre os sentidos da visão e da audição a partir da representação dos grifos na Tapeçaria. Comumente um motivo iconográfico pouco valorado em pesquisas acerca desse objeto, consideramos que as respectivas emergências operavam distintas performances no interior da composição, a evidenciar, por meio da sugerida intersensorialidade, a pretensão de que potencializam a ideia de virtuosidade bélica por parte da gens normannorum.

Citação completa

CRUZ, P. C. M. M. ; TATSCH, Flavia Galli . Apontamentos a respeito das conexões entre os sentidos da visão e da audição nas representações de grivos na Tapeçaria de Bayeux (c. 1077). SIGNUM - REVISTA DA ABREM, v. 23, p. 105-130, 2022