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A Ponte Como Obstáculo Educativo na Visio Tnugdali

O objetivo deste artigo é mostrar a importância da ponte como um dos meios que conduzem a salvação na obra Visio Tnugdali, composta inicialmente em latim, mas com grande circulação na Europa Ocidental nos idiomas vernáculos entre os séculos XII e XVI. A narrativa trata de uma viagem imaginária de um cavaleiro pecador que sofre uma morte aparente e, acompanhado por um anjo, conhece vários tormentos infernais e depois chega ao Paraíso. No retorno a este mundo, ele se torna um modelo de cristão ideal. A ponte é um dos elementos punitivos que auxilia o processo educacional da salvação deste personagem. Trabalharemos principalmente com as versões da obra em francês e português, produzidas entre os séculos XIV e XV. Destacamos a importância da análise de duas iluminuras presentes na obra  Les Visions du Chevalier Tondal  (1475), com texto de David Aubert e miniaturas de Simon Marmion.

Citação completa

ZIERER, Adriana. A Ponte Como Obstáculo Educativo na Visio Tnugdali. NOTANDUM (USP), São Paulo/Porto, v. 37, p. 5-28, 2015.