Amor, sobriedade e humildade eram valores arraigados no monasticismo medieval. Tornar o homem menos violento e mais propenso ao perdão eram as metas que eles traziam. Com efeito, essa procura pelo bem comum reverberou nos ensinamentos oferecidos pelos mestres monásticos. Entretanto, a procura pelo amor fraterno através da boa formação passava pela punição corporal dos estudantes, sobretudo os jovens e indisciplinados. Longe de se reduzirem a meros atos de violência, essas ações demonstravam aos discentes o quanto a elevação espiritual era valorizada em detrimento ao que se relacionava ao corpo, origem de pecados. Analisar as manifestações dessas práticas através de fontes de diferentes épocas é a finalidade deste trabalho.

LANZIERI JÚNIOR, Carlile. A mão que açoita é a do mestre que ama e ensina: os castigos físicos na educação medieval através de fontes originais. In: Simpósio Nacional de História, 25, Fortaleza, 2009. Anais do XXV Simpósio Nacional de História, Fortaleza: ANPUH, 2009, p. 1-10.