clear

“Prudentia non tamen est virtus quam auriga virtutum” O Tratado sobre a Prudência de Alberto Magno e seus desafios na era da globalização

O projeto grandioso de expor e parafrasear todo o Corpus Aristotelicum a fim de “torná-lo inteligível aos latinos”, é indicador da originalidade e da importância de Alberto Magno, dominicano alemão do século XIII, conhecido também como Doctor universalis. Defendendo vigorosamente a ideia da autonomia da pesquisa filosófica em qualquer campo que ela possa ser aplicada, foi o primeiro a utilizar amplamente Aristóteles, principalmente sua Ética. A finalidade deste artigo é delinear os traços principais da doutrina moral do bispo de Regensburg e apresentar uma análise do tratado De Prudentia (traduzido em português pelo autor do artigo), indicando inclusive alguns desafios que esta virtude lança na era da globalização.

Citação completa

RASCHIETTI, Matteo. “Prudentia non tamen est virtus quam auriga virtutum” O Tratado sobre a Prudência de Alberto Magno e seus desafios na era da globalização. Revista Dissertatio de Filosofia, v. 51, p. 367-380, 2020.