clear

Práticas funerárias

Em seu trigésimo sétimo episódio, o Estudos Medievais recebe Marina Duarte Sanchez, doutoranda pela Universidade de São Paulo, para falar sobre as práticas funerárias das sociedades do período medieval. A pesquisadora apresenta as principais fontes disponíveis para o estudo das celebrações mortuárias, assim como debate os cuidados metodológicos necessários em suas análises. Ela discute a relação dos espaços fúnebres com seus contextos históricos e a variedade de informações que as fontes arqueológicas, textuais e iconográficas permitem inferir. Por fim, trata das discussões envolvendo o estudo das identidades e os vestígios arqueológicos.

Participantes

Diego Pereira⁠
⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Marina Sanchez

Membros da equipe

Carolina⁠ Santos (edição)
Cecília Silva (edição)
Diego Pereira (roteiro)⁠
Eric Cyon (edição)
Gabriel Cordeiro (ilustração)⁠
Isabela Silva (roteiro)⁠
⁠José Fonseca (roteiro)⁠
Marina Sanchez (roteiro)
Rafael Bosch (roteiro)⁠
Sara Oderdenge (roteiro)

Recomendações bibliográficas

EFFROS, Bonnie. Merovingian Mortuary Archaeology and the Making of the Early Middle Ages. Los Angeles: University of California Press, 2003

LAUWERS, Michel. O nascimento do cemitério. Lugares sagrados e terra dos mortos no Ocidente medieval. Campinas: Editora da Unicamp, 2015.

NEVES, Walter A. Um esqueleto incomoda muita gente. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

SANCHEZ, Marina Duarte. As mulheres e seus funerais no Norte da Gália do século VI. 2022. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.