Os bárbaros e a arqueologia funerária

O quinto episódio do Estudos Medievais é dedicado à cultura material dos reinos bárbaros. A pesquisadora Marina Sanchez (LEME-USP) mostrará como a análise dos objetos depositados nos túmulos, dos espaços funerários e dos remanescentes humanos permitiu, ao longo das últimas três décadas, uma renovação importante do nosso conhecimento sobre os reinos que substituíram o Império Romano do Ocidente. Além disso, ela explicará de que maneira interpretações da cultura material dos chamados “povos bárbaros” ecoaram nos conflitos políticos da Europa contemporânea.

José Fonseca
Marina Sanchez

Membros da equipe

Eric Cyon (editor)
Gabriel Cordeiro (ilustrador)
Isabela Alves
José Fonseca
Marina Sanchez
Sara Oderdenge

Podcast “Estado da Arte: Invasões Bárbaras”

Podcast “In Our Time: The Roman Empire’s Collapse in the 5th century”

Referências bibliográficas

EFFROS, Bonnie. Merovingian Mortuary Archaeology and the Making of the Early Middle Ages. Berkeley: University of California Press, 2003.

GEARY, Patrick. O Mito das Nações. São Paulo: Conrad, 2005.

HALSALL, Guy. Barbarian migrations and the Roman West, 376-568. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

LE JAN, Régine. O historiador e suas fontes: construção, desconstrução, reconstrução. Revista Signum, vol.17, n.1, p. 5-26, 2016.

TRIGGER, Bruce. História do pensamento arqueológico. São Paulo: Odysseus, 2011.

WICKHAM, Chris. O legado de Roma: iluminando a idade das trevas 400-1000. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.