clear

“O tempo que conta o desvio de nossos primeiros pais”: referências bíblicas e a construção da imagem das mulheres na Legenda áurea de Jacopo de Varazze

O foco desta apresentação é a forma como Jacopo de Varazze trabalhou a imagem feminina em relação ao pecado nas legendas situadas no capítulo do “Tempo do Desvio” na Legenda Áurea. A obra está organizada de acordo com o calendário litúrgico e o tempo do desvio compreende, biblicamente, de Adão até Moisés, tendo o Gênesis como referência. Das legendas situadas nesse capítulo apenas duas são de santas (Ágata e Juliana), além da “Purificação da Bem-Aventurada Maria”. Pergunta-se: como o autor trabalhou a relação entre referência bíblica e a vida das santas? De que forma as mulheres foram caracterizadas nas legendas sobre os santos? Jacopo de Varazze forneceu apenas o epíteto feminino da virgem ou o pensamento misógino também aparece nesses textos? Quais as relações entre homens e mulheres expostas nas legendas do tempo do Desvio?

Citação completa

TEIXEIRA, Igor. "O tempo que conta o desvio de nossos primeiros pais": referências bíblicas e a construção da imagem das mulheres na Legenda áurea de Jacopo de Varazze. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero, 7, 2006, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: Gênero e Preconceitos. Florianópolis: Mulheres, 2006, p. 1-7.