clear

Notícias ibéricas no Livro III de Jean Froissart (1337-1405): notas sobre a circulação de informação na Baixa Idade Média

O tema deste artigo congrega duas preocupações com quais tenho trabalhado desde 2009: o exame da obra do cronista de Valenciennes, Jean Froissart (1337-1405), e o estudo da circulação da informação no Ocidente Latino, entre Portugal, Castela e França, na Baixa Idade Média. Nesse texto, busco percorrer o Livro III das Crônicas de Froissart, para conferir quais acontecimentos o cronista evoca sobre a Península Ibérica e como o faz, excluída a Batalha de Aljubarrota. Sobre a relevância de abordar os acontecimentos ibéricos no Livro III, o próprio Froissart pode responder, ao declarar no seu prólogo, que se sentiu particularmente atraído às notícias que lhe chegaram da Península Ibérica. Como isso se manifesta na economia do texto? 45 % do Livro III, no Manuscrito que ampara esse artigo, referem-se a assuntos peninsulares ou que têm relação com a Península Ibérica.

Citação completa

GUIMARÃES, Marcella Lopes. Notícias ibéricas no Livro III de Jean Froissart (1337-1405): notas sobre a circulação de informação na Baixa Idade Média. Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 66-81, 2015.