Os artigos reunidos neste volume são fruto de comunicações realizadas nos Seminários de Pesquisa do núcleo USP do Laboratório de Estudos Medievais (LEME). Realizados semestralmente, os seminários são séries de encontros em que pesquisadores em momentos variados de suas carreiras – de alunos de graduação a pós-doutorandos – têm a oportunidade de apresentar suas reflexões, analisar textos criticamente – e, mais importante, aprender a receber e incorporar críticas.
Como o leitor logo verá, os textos não possuem um eixo temporal ou espacial comum. Antes, seus temas percorrem de Bizâncio à Gália Merovíngia, passando pela Hispânia Visigótica e a Escandinávia do ano 1000, de acordo com os interesses pessoais dos jovens pesquisadores e das sugestões de seu orientador. Sua diversidade é prova do avanço dos estudos medievais no Brasil. Se antes pesquisadores se concentravam em um número pequeno de subáreas, confinados por uma bibliografia diminuta e contato esparso com especialistas estrangeiros, a expansão das bibliotecas, proliferação de intercâmbios e parcerias internacionais permitem que alunos desenvolvam trabalhos pertinentes e inovadores ainda no curso da graduação.
Esperamos que esses artigos cumpram uma função didática junto a seus leitores, da mesma maneira que o fizeram em relação aos autores que o produziram. Em especial, que jovens acadêmicos dispostos a ingressar na pesquisa histórica tenham um mostruário prático de como escolher, problematizar e iniciar seu trabalho analítico com as fontes que eles próprios venham a utilizar.