Professor Titular do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutor em História Medieval pela Université Lumière Lyon 2, Livre-Docente pela USP, com Pós-Doutorado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É Membro Associado da Société des Historiens Médiévistes de l’Enseignement Supérieur Public Français (SHMESP), Membro associado do Laboratoire de Médiévistique Occidental de Paris (LAMOP, UMR 8589), Pesquisador Associado do CIHAM – Histoire, archéologie, littératures des mondes chrétiens et musulmans médiévaux (UMR 5648), Coordenador do Laboratório de Estudos Medievais (LEME). Coordenador do Projeto USP-COFECUB, em parceria com a Université Bordeaux Montaigne, intitulado “Memória familiar e patrimônio: sociedades antigas e medievais” (2019-2023).
Mestranda em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bolsista de Mestrado pela FAPESP. Formada no Bacharelado e na Licenciatura em História pela mesma Universidade. Participa do Laboratório de Estudos Medievais (LEME-USP) desde o final de 2014. Desenvolveu uma pesquisa de Iniciação Científica pela FAPESP, entre 2016 e 2017, na área de História Medieval, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva (DH-FFLCH/USP).
No momento, pesquisa sobre a relação entre a afirmação da autoridade régia e uso da violência no reinado de Carlos, o Calvo (843-877), da dinastia carolíngia, também sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva.
Atualmente é Pesquisador de Pós-Doutorado em História Econômica e Social na Universidade de São Paulo (USP). Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e em Histoire, histoire de l’art et archéologie pela Université Libre de Bruxelles (ULB), Bélgica. Pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos Medievais (LEME – USP/Unicamp/UNIFESP/UFMG/UFG) e ao Centre de Recherche histoire, arts, cultures et sociétés Anciennes, Médievales et Modernes (SociAMM, ULB).
Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Antiguidade Tardia, Alta Idade Média, história da Igreja, reinos pós-romanos (franco, visigodo), carolíngios, fontes normativas (capitulares, leis, cânones conciliares), pobres e pobreza, séculos IV a IX.
Possui bacharelado e licenciatura em História – Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP (2008/ 2009). Mestrado na mesma instituição (2012) Fez seu doutorado em História Social na Universidade de São Paulo em cotutela com Universidade Livre de Bruxelas. Atualmente, é pós-doutorando na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: império carolíngio, Carlos Magno, St. Gall, imagem, grande domínio e abaciado.
Doutorando em História Econômica pela USP. Mestre em História Social pela USP. Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME) e dos grupos de estudos IM-HD (Idade Média e Humanidades Digitais) e ARISE (Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas).
Meus interesses de pesquisa são a fronteira inglesa na Irlanda nos séculos XII e XIV (com ênfase no reino de Thomond), a aplicação de técnicas de modelagem computacional à história e os usos histórico/historiográficos de jogos eletrônicos.
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo com a pesquisa “O processo de conversão ao cristianismo e o fortalecimento do poder real na Dinamarca de Haraldr Dente Azul”, orientada por Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva (DH-FFLCH/USP). Bacharela em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-USP. Realizei Iniciação Científica com a pesquisa “A Cristianização como Ferramenta Política na Gesta Hammaburgensis Ecclesiae Pontificum, de Adam de Bremen”, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva. Membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME), na Universidade de São Paulo, e do grupo de pesquisa Leituras da Escandinávia Medieval (LEM), da Universidade Estadual de Londrina.
Mestranda em História pela Universidade de São Paulo – Programa de Pós-Graduação em História Social, e graduada em História pela mesma instituição (2018). Atualmente, desenvolve a pesquisa “Memória familiar e estatuto social feminino em túmulos aristocráticos merovíngios (séculos VI-VII)”, sob a orientação Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva (DH-FFLCH/USP), e com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Faz parte, desde 2016, do núcleo USP do Laboratório de Estudos Medievais (LEME), e também é membro, desde 2017, da Rede Latino-Americana de Estudos Medievais.
Mestrando em História Social na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), responsável pelo design gráfico do Laboratório de Estudos Medievais (LEME) e membro da Rede Latino-America de Estudos Medievais. Atualmente, desenvolvendo pesquisa intitulada “Fome e economia rural na Bacia Parisiense entre os séculos VIII e X: História e Arqueologia”.
Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da mesma instituição, membro do Laboratório de Estudos Medievais, núcleo USP (LEME-USP) e da Rede Latino-Americana de Estudos Medievais (RED/E). Atualmente desenvolve a pesquisa “Monastérios e famílias aristocráticas na Gália merovíngia (séc. VII e VIII)”, financiado pela CAPES. Tem interesse na História do monasticismo, dos Reinos Francos e Arqueologia medieval, com experiência de campo no Brasil e na França.
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em História Econômica (2019). Tem experiência na área de História Econômica, com ênfase em História Ibérica, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Econômicas,Administração pública, invasões napoleônicas, Portugal.
Graduando em História na Universidade de São Paulo (USP), membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME-USP). Atualmente, desenvolve a pesquisa “Os francos e a Primeira Cruzada na Dei Gesta per Francos (1108-1109)”, sob orientação do Prof. Marcelo Cândido da Silva (DH-FFLCH/USP).
Graduando em História na Universidade de São Paulo (USP), membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME-USP) e do grupo de pesquisa Fome, clima e abastecimento em Portugal no final da Idade Média. Atualmente é pesquisador do Laboratório de Estudos Medievais, atuando principalmente nos seguintes temas: portugal, baixa idade média, fome.