clear

Diálogo Sobre o Tempo: Entre a Filosofia e a História

Este não é um livro como qualquer outro. O tema anunciado no título, o Tempo, aguça de imediato o interesse do filósofo. Os assuntos dos capítulos, a História, o Tempo (mais uma vez), a Morte, a Amizade e o Futuro, deixam-no à vontade. O procedimento anunciado, o diálogo, lhe é familiar, predispõe para um envolvimento que não deverá causar surpresas. O diálogo vira conversa, troca epistolar, oportunidade para recordações, evocações, sugestões. Acaba até mesmo sem participantes determinados, pois a palavra é dada generosamente a autores dos mais diferentes recantos. Esse não é um texto a duas vozes, é um texto polifônico, a cada momento uma voz nova e inesperada pode se fazer ouvir. Este é o convite. (Željko Lopari)

Pôr em diálogo não apens Nietzsche, Dostoiévski e Jorge Luis Borges, mas também Camões, o papel da língua e sua relação com o tempo, é demanda para iniciados e deixar-nos tontos com relações possíveis, inauguradas ou pouco conhecidas, parece ser o jogo predileto destes dois pensadores, Jelson e Marcella. As referências, os autores, são aqui pensados como homens e mulheres que viveram no mundo real, daí preceder, ao pô-los em diálogo, o prévio conhecimento de seu pensamento e a pertinência dessa ação, dando-lhes, assim , uma voz vivente, real. Um livro pleno de humanidade! Sem dúvida. (Fátima Regina Fernandes)

Citação completa

GUIMARÃES, Marcella Lopes; Oliveira, Jelson. Diálogo sobre o tempo: entre a Filosofia e a História. 1ª ed. Curitiba: PUCPRess, 2015.