O presente trabalho trata da questão 124 da secunda secundae da Suma teológica de Tomás de Aquino. A referida questão é sobre o martírio. Nossa abordagem se pretende vinculada a uma forma de posicionamento do objeto de estudo discutida pela História Intelectual. Em um primeiro momento falamos sobre quem foi Tomás de Aquino, focando sua relação com a universidade e com a ordem dominicana. Depois veremos algumas questões sobre a Suma teológica, algumas características da obra e do contexto de elaboração. Por fim, passamos à análise da questão que nos propomos a estudar. Trata-se de uma primeira aproximação ao tema, logo, não pretendemos oferecer conclusões definitivas. Objetivamos, entretanto, demonstrar algumas possibilidades de análise que consideramos interessantes a partir do material selecionado. Para finalizar o presente texto, apresentamos o que seria uma espécie de conceito sobre o martírio para Tomás de Aquino, elaborado a partir de passagens da questão analisada.

BOENAVIDES, Dionathas. De martyrio in quinque articulos divisa: o martírio na Suma Teológica de Tomás de Aquino. In: Congresso Internacional de História: Cultura, Sociedade e Poder, 4., 2014, Jataí. Anais Eletrônicos do IV Congresso Internacional de História: cultura, sociedade e poder - UFG/Jataí. Jataí: Universidade Federal de Goiás, 2014, p. 1-11.