clear

Bíblia: História e Memória

O vigésimo primeiro episódio do Estudos Medievais recebe o professor Marcelo Rede, docente da FFLCH-USP, para discutir a Bíblia Judaica. Apesar de anteceder, cronologicamente, o período medieval, a Bíblia Judaica serviu como base para o Antigo Testamento da Bíblia Cristã, e foi um dos textos mais lidos, referenciados e influentes de toda a Idade Média. Neste episódio, o entrevistado discute o contexto de produção e transmissão do texto bíblico, bem como o impacto das crises na memória e na narrativa do texto bíblico. O professor Marcelo Rede também discute a utilização do texto bíblico como documento histórico, as transformações sofridas pela historiografia bíblica e do Antigo Israel e a importância dessas discussões no cenário contemporâneo.

Participantes

José Francisco Fonseca
Marcelo Rede

Membros da equipe

Eric Cyon (edição e roteiro)
Gabriel Cordeiro (ilustração)
Isabela Silva (roteiro e revisão)
José Fonseca (divulgação)
Marina Sanchez (divulgação)
Sara Oderdenge (roteiro e revisão)

Referências bibliográficas

BOTTÉRO, Jean. O Nascimento de Deus: a Bíblia e o Historiador. São Paulo: Paz e Terra, 1993.
DE PURY, Albert; RÖMER, Thomas (Org.). O Pentateuco em Questão: As Origens e a Composição dos Cinco Primeiros Livros da Bíblia à luz das Pesquisas Recentes. Petrópolis: Vozes, 1996.
LIVERANI, Mario. Para além da Bíblia: História Antiga de Israel. São Paulo: Paulus, 2008.
RÖMER, Thomas. A chamada história Deuteronomística: Introdução Sociológica, histórica e literária. Petrópolis: Vozes, 2008.
RÖMER, Thomas. A origem de Javé: o deus de Israel e seu nome. São Paulo: Paulus, 2016.
SMITH, Marc. O memorial de Deus: História, memória e a experiência do divino no antigo Israel. São Paulo: Paulus, 2006.
VAN SETERS, John. Em Busca da História: Historiografia no Mundo Antigo e as Origens da História Bíblica. São Paulo: EDUSP, 2008.