Bem comum nos tratados políticos de Bartolus da Sassoferrato

Bartolus da Sassoferrato (1314-1357), jurista italiano que lecionava na Universidade de Perugia, escreveu três tratados eminentemente políticos durante toda sua carreira: “De Tyrano”, “De Guelphis et Gebellinis” e “De Regimine Civitatis”. Esses trabalhos foram produzidos entre os anos de 1355 e 1357, momento significativo para a história da península itálica, especialmente porque a corte de Carlos IV, Imperador do Sacro Império se encontrava na península rumo a Roma, para a coroação do Imperador pelo Papa. Talvez por isso as temáticas desses escritos sejam complementares, de maneira que é possível vislumbrar questões relacionadas às facções, tirania, formas de governo entre outras. A presente comunicação tem por objetivo compreender o conceito de bem comum nesses trabalhos, a fim de perceber como o membro de uma comunidade política italiana, e jurista, teorizou o tema no trecento. Espera-se, portanto, que a obra de Bartolus da Sassoferrato possa auxiliar a compreender a política na península itálica do século XIV.

SCHIRM, Letícia Dias. Bem comum nos tratados políticos de Bartolus da Sassoferrato. In: Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais, 2., 2013, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do II Encontro de Pesquisa em História da UFMG. Belo Horizonte: EPHIS, 2013.