A presente entrevista é uma transcrição adaptada dos episódios #13 e #13.1 – idealizados e conduzidos por Caio Schechner e com a participação de Caio Féo – do podcast Translatio Cast, projeto do laboratório Translatio Studii: Grupo de Pesquisa Dimensões do Medievo, sediado na Universidade Federal Fluminense. Os episódios consistem em uma entrevista com o Dr. Mário Jorge da Motta Bastos, professor titular da Universidade Federal Fluminense há mais de 30 anos. Ela trata das perspectivas êmica e ética de abordagem do passado, concedendo especial atenção às limitações da primeira, tema sobre o qual o autor vem se posicionando criticamente desde o seu livro Assim na Terra como no Céu…: Paganismo, Cristianismo, Senhores e Camponeses na Alta Idade Média (São Paulo: EDUSP, 2013).
No entender dos envolvidos, a divulgação em formato escrito justifica-se por duas principais razões. A primeira é por entender que tal tema, hoje, representa uma das principais questões, tanto no âmbito acadêmico quanto político, relativas ao estudo da História; daí a importância desta intervenção e sua difusão nos mais variados espaços. A segunda é que, pela complexidade dos temas abordados, considerou-se desejável a publicação do conteúdo em um formato que viabilizasse o seu estudo mais minucioso, no ritmo que aprouver aos interessados.
Citação completa
BASTOS, M. J. M.; FEO, C. A. ; SCHECHNER, C. R. . As limitações da perspectiva êmica. REVISTA ESCRITA DA HISTÓRIA, v. 9, p. 1-11, 2022.
Palavras Chave