A Itália no final da Idade Média

No oitavo episódio do Estudos Medievais, Breno Amorim e Felipe Erra apresentam as novas perspectivas de análise sobre as comunas italianas, enfatizando o funcionamento da economia mercantil e os conflitos sociais e políticos durante o período comunal. Além disso, eles discutem as possibilidades e os limites de aplicação das noções de “Renascimento Italiano” e de “Crise do Século XIV”.

Breno Gomes de Lima Amorim
Eric Cyon Rodrigues
Felipe Mendes Erra

Membros da equipe

Eric Cyon (editor)
Gabriel Cordeiro (ilustrador)
Isabela Alves
José Fonseca
Marina Sanchez
Sara Oderdenge

Sugestões bibliográficas

CONNELL, William J.; ZORZI, Andrea. Florentine Tuscany. Structures and Practices of  Power. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

EPSTEIN, Stephan. Freedom and Growth. Londres: Routledge, 2000.

ERRA, Felipe Mendes. Perspectivas da história econômica global da Baixa Idade Média. Esboços, v. 27, p. 17-37, 2020.

GILLI, Patrick. Cidades e sociedades urbanas na Itália medieval (séculos XII-XIV). Campinas: LEME/Editora da Unicamp, 2011.

GOLDTHWAITE, Richard A.. The economy of Renaissance Florence. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2011.

MIATELLO, André Luis Pereira. Santos e pregadores nas cidades medievais italianas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.

NAJEMY, John M (Ed.). Italy in the age of the Renaissance 1300-1500. Oxford: Oxford University Press, 2004.