O trabalho intitulado “Da institucionalização do monacato à ’monaquização’ do episcopado na Provença de João Cassiano e dos lerinianos (séculos IV e V)” trata de uma das características do cristianismo da Gália: a emergência dos monges-bispos. Esta pesquisa foi norteada pela reflexão sobre os motivos que fizeram dos mosteiros os “viveiros de bispos” por excelência ao longo do conturbado século V. Com isso, procurou-se determinar o lugar ocupado pelos monges na estrutura eclesiástica provençal e o papel que desempenharam para a articulação dos vínculos político-sociais gauleses, bem como para a construção de uma noção de autoridade fundamental para o exercício do poder sobre bens e sobre homens por parte dos bispos, consolidado no século VI. Para desenvolver a pesquisa, contamos com uma documentação de natureza diversa, oriunda, em sua maioria, da região da Provença, no Sudeste da Gália. Os documentos aqui apresentados foram produzidos, fundamentalmente, entre 390 e 470 d.C, período este considerado a “era de ouro” da abadia de Lérins, de onde saíram os bispos mais importantes da Gália. Também nos concentramos na perspectiva de monaquismo apresentada e divulgada por um dos principais teóricos do monaquismo gaulês, João Cassiano. Assim, o trabalho diz respeito ao processo de institucionalização do monacato provençal, tal qual formulado por João Cassiano e realizado na abadia de Lérins. Tal processo é visto como a etapa fundamental e determinante para a consolidação da função episcopal.

PINHEIRO, Rossana. Da institucionalização do monacato a monaquização do episcopado na Provença de João Cassiano e dos Ierinianos (séculos IV e V). 2010. 180 p. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.