A proposta do livro é realizar uma escrita da história das mulheres e das relações de gêneros em dois momentos distintos, a Idade Média europeia e o Brasil Contemporâneo. O que a princípio pode gerar um estranhamento, porém, ganha sentido quando pensamos dentro da perspectiva da longa duração no campo da História Cultural. Consideramos continuidades e transformações de estruturas de pensamento e comportamentos nas relações entre homens e mulheres.
Os dezesseis capítulos que aqui apresentamos, quando pensados em conjunto, têm o objetivo de provocar a reflexão sobre as tensões entre sistemas normativos e práticas femininas no plano das relações de poder entre os sexos.
É comum ouvirmos dizer que vivemos num tempo que, em muito, assemelha-se à Idade Média. Como historiadoras, sabemos que não é esse o caso. Ainda assim, acreditamos que propor uma obra que trate, conjuntamente, de períodos tão distantes entre si, possa trazer luz tanto sobre nosso conhecimento sobre o Brasil contemporâneo quanto sobre as pretensas trevas medievais. Nem nossa contemporaneidade é tão iluminada, nem o Medievo é tão obscuro.
Citação completa
FORTES, CAROLINA COELHO; CARLONI, K. (Org.) . Mulheres Tecendo o tempo: experiências e experimentos femininos no medievo e na contemporaneidade. 1. ed. Curitiba: CRV, 2020. v. 1. 278p .